“Do” e do “Does” Dicas Para Não Errar

Uma dúvida muito comum para quem está iniciando os estudos da língua inglesa. Do e Does, parece simples, mas pode confundir muito os estudantes que estão começando agora. O verbo DO é um verbo que pode ser usado tanto como um verbo de ação significando “fazer” como também pode ser usado como um verbo auxiliar ou ajudante.

Separamos alguns exemplos:

DO como verbo auxiliar

Aqui está a tabela com os pronomes e o uso correto de DO e DOES:

Do

Usamos do quando o sujeito é I, you, we ou they.Do I know you? – Eu sei? Do you come from England? – Você vem da Inglaterra? Do we have to cut the grass? – Nós temos que cortar a grama? Do they want to come with us? – Eles querem vir conosco?

Does

Usamos does com a terceira pessoa do singular, como he, she ou it.Does he work with you? – Ele trabalha com você? Does she have a car? – Ela tem um carro? Does it snow in winter? – Neva no inverno?

Negatives

A forma negativa de do é do not. E a forma contraída é don’t.I do not like sports. – Eu não gosto de esportes. I don’t like sports.A forma negativa de does é does not. E a forma contraída é doesn’t.He does not like sports. – Ele não gosta de esportes. He doesn’t like sports.A forma negativa de did é did not. E a forma contraída é didn’t.I did not know you were coming. – Eu não sabia que você estava vindo. I didn’t know you were coming.

Past Tense (passado)

Did é a forma do passado tanto para do e does.Did he call you? – Ele te ligou? Did you enjoy it? – Você gostou?


Uso do DO como verbo de ação

a) I do a lot of exercises when I’m at the gym. – Eu faço muitos exercícios quando eu estou na academia.

b) I will do my best. – Eu irei fazer o meu melhor.

c) She does everything around here. – Ela faz tudo por aqui.Nota: Veja que utilizamos o DOES para SHE/HE/IT e iremos usar o DO para todas as outras pessoas. Assim também faremos na hora de formular perguntas. Quem irá determinar se iremos usar DO ou DOES é a pessoa (pronome).

Gostou das dicas? Fuja dos erros gramaticais. Clique aqui e Comece o Curso de Inglês em Imersão e fique por dentro de tudo sobre uma das línguas mais faladas do mundo.

2 Replies to ““Do” e do “Does” Dicas Para Não Errar”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s