O Inglês nas Redes Sociais

A influência da língua inglesa no mundo digital

É muito viva a presença da língua e da cultura inglesa nas relações on-line entre as pessoas. Por isso, separamos algumas situações nas quais é possível observar termos e palavras em inglês que já se tornaram parte da vida dos brasileiros.
Redes sociais como,  Youtube,  Facebook,  Twitter e o Orkut são hoje os sites que mais recebem acesso em nosso país, e são neles que os usuários passam mais tempo, se divertindo, aprendendo ou se relacionando com outras pessoas.

A língua inglesa é o ponto comum entre países de diferentes culturas e tradições que querem se comunicar sem barreiras, seja nos negócios ou no lazer. A realidade é esta há muito tempo e assim continuará sendo. E, mesmo estando em um país cuja língua materna é o português, o inglês tem forte influência no nosso cotidiano, e não é de hoje. Há muitos anos incorporamos palavras estrangeiras, por exemplo, insight, login, password, desktop, shopping, delivery, entre dezenas de outros termos. 

É importante que o usuário saiba o significado de  algumas palavras da língua inglesa que são usadas nas redes sociais, para quando for acessá-las saber exatamente o que está fazendo pois, nem  todas as redes sociais são totalmente traduzidas para o português.Veja o exemplo de algumas palavras em inglês e sua tradução , que são fundamentais para acessar alguma rede social:

  • Password: Senha
    (no caso da rede social, se você já é cadastrado basta colocar seu nome de usuário e senha)
  • Login:
    Username: Nome de Usuário
  • Get Started: Começar/ Iniciar

As redes sociais falam inglês antes de falarem português, e na língua de origem, “compartilhar” é “share”. Se a língua materna das redes fosse o português, é de se imaginar que as palavras poderiam ser outras – seria mais idiomático “mostrar” algo do que “postar”, ou até mesmo do que “compartilhar”. É que “share” é um dos verbos que mais ganhou uso no inglês americano das últimas décadas, mas isso depois de passar por mudanças ao longo da história. Entrou para o idioma em meados do século 16, vindo do inglês antigo “scearu”, que significa “corte”, “divisão” e até mesmo “tosa” (que é “shear” em inglês moderno, ainda parecido com a origem). Surgiu com três usos, dois ainda correntes e um terceiro esquecido. O primeiro, substantivo, tem o sentido de “parte de algo”, como uma ação numa empresa.
O segundo é “dividir ou receber algo com os outros”, basicamente, “compartilhar”. O terceiro, este, sim, que caiu em desuso, era a “parte que divide o corpo”, no meio das pernas – “share-bone” já foi o nome para o que hoje chamamos de “osso púbico”.No século 20, “share” ganhou o sentido de “confessar publicamente os próprios pecados”, e hoje é comum para um americano dizer “share one’s feelings”, compartilhar (ou confessar) os próprios sentimentos.“Compartilhar” vem do latim “com” + “partire”, partir ou separar algo juntos. Por acaso, a etimologia é parecida com “share”, “cortar”. Apesar de virem de raízes diferentes, ambas as palavras têm ligação com “dividir”, não com “multiplicar” – e, no entanto, é este último sentido que parece mais apropriado para compartilhamentos das redes sociais, a ver pelos números que se multiplicam a cada vez que algo é compartilhado.
Quer estar preparado para o mundo atual e o mundo do futuro. Tenha um nível de inglês fluente. Comece hoje seu curso de inglês onlineem imersão. Clique aqui,

4 Replies to “O Inglês nas Redes Sociais”

  1. Boa tarde amigo! Adoro seu blog! e acho super importante o aprendizado do inglês não somente para esta finalidade, mas vejo como essencial á todos! abraço!

    Curtido por 5 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s