Como se Preparar para a Entrevista para o Visto?

A entrevista para o visto americano é certamente a mais tensa de todas, pois sempre ouvimos falar de alguém que teve a autorização negada mesmo estando “tudo certinho”. Além disso, ninguém gosta de perder o dinheiro das taxas gastas no processo quando este é negado.

A boa notícia é que as informações que o consulado norte-americano quer são as mesmas que qualquer consulado perguntaria; eles só te “apertam” um pouco mais para evitar fraudes. No geral, eles querem saber:

  • Quem é você e se você é um cidadão idôneo
  • O que vai fazer no país e por quanto tempo
  • Se você tem como se manter (ou alguém para fazer isso) e de onde veio esse dinheiro
  • Se você tem um motivador para retornar ao seu país de origem

Se o seu sonho é estudar ou somente visitar os Estados Unidos, tudo começa aqui, na entrevista consular. Não importa o seu nível financeiro e a sua formação educacional. A preparação é uma obrigação. Quanto mais informações você tiver sobre a entrevista, mais preparado você vai estar e mais tranquilo e relaxado para responder as perguntas do agente consular você vai estar.

Entrevistas de vistos bem-sucedidas não são apenas com base na documentação e renda mensal.

Personalidade, entusiasmo, confiança, perspectiva positiva, aparência e uma comunicação clara contam pesadamente em uma entrevista.

Perguntas Comuns na Entrevista

Geralmente a entrevista é rápida com duração media de cinco minutos, e as perguntas sempre são curtas e simples, veja abaixo as perguntas mais comuns na entrevista;

  • Qual sua idade?
  • Qual sua renda?
  • Qual sua profissão
  • O que seus pais fazem?
  • Para onde vai?
  • Quem esta pagando sua viagem?

Dicas Finais para entrevista.

Não Fique nervoso – Nem precisa falar muito né, alias não ficar nervoso vale para qualquer tipo de entrevista.
Respostas curtas – Jamais fica detalhando quando for responder, se o agente perguntar para onde vai, responda sem ficar simplificando.
Não faça gestos e nem olhe para os lados – O entrevistador pode pensar que você esta nervoso e isso não passa confiança
Não minta – Pois quando pessoas mentem, elas demostram sinais de nervosismo e se os agentes perceberem, já era. Além disso, você pode correr o risco de ter futuros problemas para conseguir o visto ou entrar nos Estados Unidos.
Mostre os documentos apenas se for solicitado – Garanto que se você seguir os quatro passos acima, o agente nem te pedirá documentos, e recomendo mostrar apenas se for solicitado.

Alguns agentes iniciam a entrevista de forma simpática, ou ate com brincadeiras, mas mesmo assim saiba dos seus limites, quando ele fizer a primeira pergunta onde no geral são as que colocamos acima, responda com segurança sem alterar o tom da voz, seja calmo e coerente, pois será neste momento que você deverá passar confiança.
Não pense que só porque você faz faculdade e tem uma renda alta significa que conseguirá o visto, todos os dias há casos de pessoas deste perfil tendo seus vistos negados, e de pessoas desempregadas tendo seus vistos concedidos, então o fator principal é convencer o entrevistador consular.

Ter uma boa preparação no Inglês lhe tará a segurança necessária para sua entrevista para o visto. Comece hoje seu curso de inglês

4 Replies to “Como se Preparar para a Entrevista para o Visto?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s