
A entrevista para o visto americano é certamente a mais tensa de todas, pois sempre ouvimos falar de alguém que teve a autorização negada mesmo estando “tudo certinho”. Além disso, ninguém gosta de perder o dinheiro das taxas gastas no processo quando este é negado.
A boa notícia é que as informações que o consulado norte-americano quer são as mesmas que qualquer consulado perguntaria; eles só te “apertam” um pouco mais para evitar fraudes. No geral, eles querem saber:
- Quem é você e se você é um cidadão idôneo
- O que vai fazer no país e por quanto tempo
- Se você tem como se manter (ou alguém para fazer isso) e de onde veio esse dinheiro
- Se você tem um motivador para retornar ao seu país de origem
Se o seu sonho é estudar ou somente visitar os Estados Unidos, tudo começa aqui, na entrevista consular. Não importa o seu nível financeiro e a sua formação educacional. A preparação é uma obrigação. Quanto mais informações você tiver sobre a entrevista, mais preparado você vai estar e mais tranquilo e relaxado para responder as perguntas do agente consular você vai estar.
Entrevistas de vistos bem-sucedidas não são apenas com base na documentação e renda mensal.
Personalidade, entusiasmo, confiança, perspectiva positiva, aparência e uma comunicação clara contam pesadamente em uma entrevista.
Perguntas Comuns na Entrevista
Geralmente a entrevista é rápida com duração media de cinco minutos, e as perguntas sempre são curtas e simples, veja abaixo as perguntas mais comuns na entrevista;
- Qual sua idade?
- Qual sua renda?
- Qual sua profissão
- O que seus pais fazem?
- Para onde vai?
- Quem esta pagando sua viagem?
Dicas Finais para entrevista.
Não Fique nervoso – Nem precisa falar muito né, alias não ficar nervoso vale para qualquer tipo de entrevista.
Respostas curtas – Jamais fica detalhando quando for responder, se o agente perguntar para onde vai, responda sem ficar simplificando.
Não faça gestos e nem olhe para os lados – O entrevistador pode pensar que você esta nervoso e isso não passa confiança
Não minta – Pois quando pessoas mentem, elas demostram sinais de nervosismo e se os agentes perceberem, já era. Além disso, você pode correr o risco de ter futuros problemas para conseguir o visto ou entrar nos Estados Unidos.
Mostre os documentos apenas se for solicitado – Garanto que se você seguir os quatro passos acima, o agente nem te pedirá documentos, e recomendo mostrar apenas se for solicitado.
Alguns agentes iniciam a entrevista de forma simpática, ou ate com brincadeiras, mas mesmo assim saiba dos seus limites, quando ele fizer a primeira pergunta onde no geral são as que colocamos acima, responda com segurança sem alterar o tom da voz, seja calmo e coerente, pois será neste momento que você deverá passar confiança.
Não pense que só porque você faz faculdade e tem uma renda alta significa que conseguirá o visto, todos os dias há casos de pessoas deste perfil tendo seus vistos negados, e de pessoas desempregadas tendo seus vistos concedidos, então o fator principal é convencer o entrevistador consular.
Ter uma boa preparação no Inglês lhe tará a segurança necessária para sua entrevista para o visto. Comece hoje seu curso de inglês
Obrigado pelas dicas! sempre acompanho seu blog é top!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Eu concordo! por isso é necessário uma boa preparação e caprichar na escolha da escola de idiomas!!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Bacana!!! Muito Obrigada! estou realmente precisando de dicas!!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Quando vi estas dicas apresentei o blog á minha irmã!! ela está super precisando!! muito obrigada!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa