Importância do inglês para os administradores hoje!

Mas por que o inglês se tornou a língua universal? Por que artigos e pesquisas cientificas importantes devem ser publicadas em inglês? Por que o inglês está tão presente no meio corporativo?

Não se trata apenas de saber traduzir, é uma questão de compreender o conceito de muitas das expressões inglesas utilizadas no dia a dia. Tente usar uma expressão em português capaz de substituir a expressão “brainstorming” por exemplo. Como ficaria? Você convidaria seus colaboradores para uma “tempestade de cérebros”? A menos que o convite seja feito em véspera de “halloween”, duvido que alguém em sã consciência aceitasse. Imagine trabalhar na área de TI sem saber o que significa termos como hardware, software…Tente ir numa “conference meeting” sem um “coffee break”… Ou tente tirar férias sem fazer uma selfie para postar em suas redes sociais. Experimente ir numa livraria e não querer comprar um “best-seller”. Ou ainda, tente não usar internet por um dia, não fazer nenhum download ou usar seu pendrive para gravar o seu Cd ou DVD predileto. A influência da língua inglesa em nossas vidas deixou de ser um mero modismo para ser parte de um processo incontestável do desenvolvimento de uma comunicação mais homogênea. Portanto, ignorar sua existência e importância é ignorar que a língua é um fenômeno social que evolui com a humanidade como um organismo vivo e interfere em nossas vidas tanto quanto as grandes descobertas da humanidade ao longo da nossa história.

Há alguns anos, falar inglês era um grande diferencial competitivo, mas hoje a coisa é um pouco diferente. Muitos processos de seleção para empregos e programas de trainee acabam por exigir que o candidato fale inglês quase que como a sua língua principal, o que sem dúvida alguma complica a vida de pessoas que ainda nem pensaram em iniciar um curso de idiomas. 

Vamos ler  uma pequena lista dos benefícios de se estudar inglês para os administradores:

  • Vantagem competitiva no mercado de trabalho;
  • Possibilidade de trabalho em outros países;
  • Outra forma de se comunicar com novas pessoas;
  • Expansão dos horizontes com viagens e/ou um intercâmbio;
  • Alcance de melhores cargos e salários dentro da empresa;
  • Status profissional dentro da empresa;
  • Melhor desempenho em pesquisas acadêmicas na internet;
  • Aumento em sua gama de experiências através de filmes, músicas e teatro em inglês;
  • E muito mais.

Dica extra

Mas tão importante quanto saber falar inglês fluentemente, é você dominar a língua portuguesa, nossa língua nativa, aquela que tanto maltratamos todos os dias com erros grotescos e absurdos. Você precisa dominar a fluência no português correto, independente de sua área de atuação. 

Inglês língua universal

O inglês não se tornou língua universal da noite para o dia. A língua tem papel crucial na história da humanidade e se fundamenta na influência e no poder da sua terra de origem sobre as outras. A primeira língua considera universal foi o Latim, por toda sua importância erudita. O latim foi o idioma reservado para as relações da aristocráticas com funcionários do império, motivando à adoção do latim por parte das elites, especialmente com a oficialização do cristianismo e a dispersão da liturgia romana (oficializada em latim) entre a população. Depois veio o Italiano com o movimento renascentista. Adicionalmente, do século XVII a meados do século XX, o francês serviu como a linguagem preeminente da diplomacia e de assuntos internacionais, bem como a língua franca entre as classes educadas da Europa. A posição dominante da língua francesa só recentemente foi tomada pela inglesa, desde a hegemonia britânica no processo de colonização de novos territórios até a emergência dos Estados Unidos como superpotência depois da segunda guerra.

Embora a língua mais falada no mundo seja o Mandarim, com mais de 1,2 bilhão de falantes, o domínio de uma língua sobre as demais deve-se ao poder econômico, tecnológico, social e político da sua nação de origem, e não ao seu número de falantes nativos. A hegemonia americana foi determinante para que o inglês se tornasse língua universal, consequentemente tornando-se a língua utilizada na publicação de artigos científicos que precisam de visibilidade mundial e a mais usada no universo corporativo por questões econômicas.

Não sabe inglês ainda. Que tal um curso rápido de inglês?

Estudando inglês em imersão você obtêm sua fluência de forma rápida e efetiva. 

Comece seu curso de Inglês hoje.

3 Replies to “Importância do inglês para os administradores hoje!”

  1. Gosto muito de seu blog sempre inovando! mas eu como administrador de empresas vejo que o inglês para mim foi fundamental para o meu crescimento profissional!

    Curtir

  2. Adoreiiii Mestre Prof Alberto! Acompanho sempre seu blog e gosto muito das suas dicas!! Acho que tudo é valido, e conhecimento é poder!!

    Curtir

  3. Adorei!! inglês é tudo, impossível não utilizar no seu dia a dia, profissionalmente é essencial!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s