Inglês para arquitetos e designers?

Saiba tudo sobre: Inglês e Arquitetura

O arquiteto é um profissional que, após sua formação, precisa estar sempre atualizando seus conhecimentos para poder expandir o que já sabe e aprender o que desconhece. O domínio da língua inglesa é necessário para que ele possa investigar e avaliar projetos e pesquisas de produção científica de âmbito nacional e internacional. As publicações associadas às métricas de produção científica, por exemplo, estão em sua grande maioria em inglês. O profissional que tem o conhecimento da língua poderá participar de congressos científicos e apresentações orais internacionais, além de participar de debates científicos e ter a possibilidade de ler artigos científicos, resumos e propostas na língua inglesa. Vale lembrar que muitas dessas fontes ainda não existem em português.

1 – No setor privado

Existem milhares de empresas no Brasil e no mundo contratando arquitetos. Porém, esse é dos setores mais competitivos para profissionais da área, tendo uma quantidade de candidatos por vaga bem grande.

Por isso os processos de seleção focam a máximo na contratação de profissionais exemplares. No entanto, aqueles que não preenchem todos os requisitos elencados pelas empresas de ponta ainda possuem chance em empreendimentos menores. Mas é claro que o salário a ser recebido, bem como as condições de trabalho e benefícios, são diretamente proporcionais.

Ou seja, nesse caso você ganharia pouco para trabalhar muito.

Um dos itens básicos exigidos pelo setor privado é a proficiência em idiomas estrangeiros, e nesse caso, o inglês está entre os indispensáveis.

A importância de saber inglês para o arquiteto é inegável quando analisamos os processos de seleção e recrutamento de empresas nacionais e principalmente, internacionais.

Quem domina, além do inglês, outros idiomas, tem ainda mais chances de conseguir a vaga. Porém o inglês é tido como o ponto de partida, básico do básico. Até mesmo empresas pequenas, iniciando no mercado, tendem a contratar com base no domínio de língua estrangeira.

E o fundamento é óbvio: uma empresa que deseje crescer no mercado vai investir em profissionais que possam acompanhar esse crescimento. Justamente pois saber inglês contribui para aumentar o valor do profissional e, consequentemente, da empresa.

Infelizmente é muito difícil que uma companhia espere que seus colaboradores aprendam inglês, algumas até fazem isso contribuindo com bolsas de estudos. Porém, a maioria ainda acha muito mais simples contratar profissionais que já contem com esse conhecimento na bagagem..

2 – Na vida acadêmica

Uma das possibilidades de atuação para o arquiteto é seguir carreira acadêmica, seja como professor, seja como pesquisador, desenvolvendo trabalhos voltados para a melhoria de processos e métodos, por exemplo.

Trata-se de um setor com muitos benefícios, entre eles a remuneração elevada e a visibilidade social. A importância de saber inglês para o arquiteto que deseja seguir no mundo acadêmico é notável, principalmente se o objetivo é estudar no exterior. Até mesmo para conseguir vagas dentro do Brasil o inglês se mostra um grande diferencial.

Processos de seleção de professores para universidades costumam atribuir pontos de acordo com o número de idiomas do candidato. Em seleções de mestrado e doutorado, por exemplo, dominar um idioma estrangeiro é uma obrigação.

Outro ponto importante diz respeito ao número de trabalhos científicos disponíveis em língua inglesa. Por ser o idioma mais utilizado em trabalhos do gênero, muitos temas que são escassos no ambiente nacional podem ser encontrados de um jeito muito mais fácil por pesquisas em inglês.

3 – No setor público

Vai fazer um concurso público para trabalhar como Arquiteto?

Então é melhor conferir como anda o seu nível de inglês – e os certificados que atestam a sua proficiência. A cada dia que passa os concursos públicos ficam mais concorridos, o número de candidatos sobe de uma maneira explosiva, e infelizmente, as vagas ficam cada vez mais limitadas. Porém, ainda que seja bem concorrido, os benefícios de atuar no setor público são vários e valem a pena, como estabilidade e possibilidade de altos ganhos. Só que para aproveitar tudo isso é fundamental que você saia na frente dos seus concorrentes!! As vezes, é uma questão que define quem vai ser o escolhido ou não.

Inglês e Design Gráfico

Assim como todas as demais áreas que estão relacionadas diretamente com a produção de tecnologia ou que fazem uso de ferramentas tecnológicas para a execução das atividades da área, o Design Gráfico não está fora disso. O designer é o profissional responsável por desenvolver projetos de comunicação visual ou de gráficos, podendo trabalhar tanto na formatação de revistas como também no meio digital, desenvolvendo interfaces para qualquer tipo de aparelho ou máquina digital, entre outras coisas. Sendo um profissional que está diretamente antenado sobre as mudanças da tecnologia e da indústria, a língua inglesa pode ser uma peça chave em sua carreira, até porque boa parte das ferramentas que ele utiliza estão originalmente na língua inglesa. Além disso, saber inglês irá, inclusive, ajudar a mantê-lo atualizado e oferecer seus serviços no mercado internacional.

Comece hoje seu curso de inglês e fique preparado para o mercado de trabalho. Curso de Inglês em imersão aqui. 

Veja mais dicas e oportunidades nas próximas semanas.

2 Replies to “Inglês para arquitetos e designers?”

  1. Excelente seu blog!!! diversos temas de fundamental abrangência! Tão somente ao arquiteto, mas as demais profissões,aos processos de seleção e recrutamento de empresas nacionais e internacionais que atualmente exigem ao candidato o nível de inglês avançado!

    Curtir

  2. Muito interessante o post, meu sobrinho é arquiteto e pretende buscar uma vaga fora do Brasil, e hoje compreende a importância do inglês!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s