Mochilão Pela Europa

Mochilão Inglês Online

Não são apenas os brasileiros que se encantam pela possibilidade de desbravar a Europa em um mochilão. O tour pelo continente oferece voos diretos, próximos e baratos, destinos históricos cheios de atrações a cada esquina e o deslocamento tranquilo entre um país e outro, facilitado ainda mais pelo Espaço Schengen e seus signatários.

O grande desafio para a viagem é o custo, que pode ser alto, especialmente na conversão do real em euro, moeda adotada por boa parte do continente. É daí que a ideia do mochilão ganha mais força: por que não adicionar algumas doses de aventura a essa viagem?

Ficar hospedado em hostels conhecendo estrangeiros de todas as partes do mundo, provar a comida de rua, contar os centavos, aproveitar cada euro ao máximo, ficar aberto a novas relações, conversas e sensações e se jogar no mundo naquele espírito Wanderlust de viver?

O mochilão pela Europa é uma experiência inesquecível. Mas que, justamente por isso, precisa ser muito bem planejada. Neste guia, você vai ver, passo a passo, como organizar seu roteiro, como preparar suas finanças e como aproveitar a melhor viagem de sua vida.

Como planejar o mochilão pela Europa

O primeiro passo é decidir o destino – e isso pode ser mais difícil do que parece. Tem tanto lugar interessante para conhecer que dá vontade de ir em tudo! Mas sem pânico. O segredo é pesquisar bastante. Fale com pessoas que já conhecem os lugares que você considera ir, participe de grupos no Facebook e dê uma olhada em blogs, logo você vai achar aquele lugar que é a sua cara. O próximo passo é montar um roteiro de viagem. Não precisa planejar cada segundo, mas é legal ter uma ideia geral do que você quer fazer, principalmente se vai para mais de uma cidade.

Quais documentos preciso levar comigo?

Para entrar na zona de Schengen – isto é, nos 26 países que fazem parte desse tratado – você vai precisar ter um comprovante de passagem de retorno ao Brasil, comprovantes de hospedagem, comprovantes de fundos para se sustentar durante a estadia e um seguro viagem (que você pode fazer em uma agência de viagem). A ideia é mostrar que você está indo para passear e não para ficar ilegalmente. “Ah, mas a minha amiga foi e não pediram nada disso!”. Pode acontecer, mas quando passar na imigração, eles tem o direito de pedir tudo isso e, se não estiver com tudo certinho, podem não deixar você entrar. Como diz o ditado, melhor prevenir do que remediar, não acha? Importante: nem todos os países da Europa fazem parte do tratado, como Reino Unido e Irlanda, então confira as regras especiais se esses estiverem no seu roteiro!

Qual a melhor forma de viajar dentro da Europa?

Depende muito. Às vezes você acha passagens de avião super baratas em companhias low-cost como Ryanair Easyjet – já fui de Pisa a Budapest por €7!! Ônibus, como Flixbus, é geralmente mais barato e frequentemente oferece promoções ótimas, só que se você não vai ficar um longo período na Europa, às vezes não compensa passar tanto tempo na estrada, afinal a Europa é pequena mas nem tanto! Trem é um pouco mais caro, mas bem muito confortável. Eu sei que você já cansou de ouvir mas não tem outro jeito: a dica é pesquisar! Confira sites como Goeuro ou Rome2Rio para descobrir as melhores maneiras de viajar na Europa.

Vistos para a Europa

Os brasileiros não necessitam de visto para entrar em boa parte dos países do continente europeu.

Maravilha, hein? Essa facilidade enorme se deve ao Tratado de Schengen, uma convenção política que abre as fronteiras da Europa para a circulação das pessoas e permite que você fique perambulando por lá por até três meses sem se preocupar com vistos.

Hospedagem para o mochilão na Europa

Tradicionalmente, os mochileiros, especialmente na Europa, ficam em hostels, os albergues.

Esses lugares são mágicos, pois possuem uma atmosfera especial, de descoberta e confraternização, em que centenas de viajantes do mundo inteiro, normalmente jovens, interagem de perto.

Além de ficar em dormitórios com mais pessoas, você vai dividir com eles a cozinha e o café da manhã (e muitas vezes outros espaços, como a sala da televisão ou dos jogos). As possibilidades de conhecer outras pessoas (muito legais) são enormes.

Mas hoje os hostels não são a única opção, claro. Há outras duas que valem a pena mencionar e explicar, o Airbnb e o Couchsurfing.

(Vamos deixar de lado os hotéis, ok? Mesmo assim, você pode incluir um ou outro hotelzinho melhor em meio a uma programação extensa, para ter um conforto maior em certos períodos da viagem.)

Nível de Inglês para o Mochilão

Para fazer um mochilão você irá passar por muitos países. A língua padrão de comunicação em uma viajem ou em um mochilão será sempre o Inglês. Aprender inglês ou ter um ótimo conhecimento da língua inglesa trará a você uma melhor experiencia na viajem, assim como, melhor segurança e auto-confiança para sua aventura. Falar inglês não é somente um luxo para sua viajem, mas uma necessidade constante para sua aventura assim como uma segurança para um imprevisto que exija sua comunicação de forma efetiva. 

Comece hoje seu curso de inglês rápido

Um bom curso de inglês em imersão lhe levará mais próximo de sua próxima aventura. Clique aqui,

Fazer um mochilão pela Europa é o sonho de muita gente. Mas é hora de traçar objetivos concretos, tirar a fantasia da sua cabeça e transformá-la em realidade.

3 Replies to “Mochilão Pela Europa”

  1. Que legal falar sobre isto!! Quando realizei o mochilão fiquei em albergue e pude conhecer muita gente por lá!!!

    Curtir

  2. Que bacana!! minha experiência foi ótima no meu mochilão!! fiquei por certo tempo em hostel e fiz bastante amizade!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s