Dicas de Emprego – Plataformas de Petróleo e Gás Offshore

Como Trabalhar em Plataformas de Petróleo e Gás Offshore

A procura por empregos na área tem sido constante apesar da redução de vagas por conta dos bons salários oferecidos que contam com iniciativas do governo e iniciativas privadas que visam acelerar o desenvolvimento da mão-de-obra qualificada para suprir a necessidade do mercado de trabalho.

Vantagens

  • Bons salários – empresas de offshore pagam salários elevados. Algumas até pagam em moeda estrangeira.
  • Mais dias de folga – geralmente o tempo entre ficar embarcado e em terra é dividido. Geralmente os funcionários ficam de folga quando estão em terra, quando soma esse tempo a maior parte passa mais da metade do ano de folga.
  • Carreira – as empresas geralmente oferecem boas progressões de carreira já que é favorável manter um empregado bem treinado do que ter que contratar novamente.
  • Oportunidades Internacionais – como muitas das empresas são internacionais há várias oportunidades para trabalhar em outros países que exploram petróleo tais como: Arábia Saudita, Nigéria, Estados Unidos, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México, Rússia, Noruega, China, Canadá e Reino Unido.

Colocamos aqui algumas dicas para os candidatos iniciantes e experientes a melhorarem suas chances de conseguir um emprego em uma empresa de offshore, e se destacar da concorrência em tempos de crise:

  1. Procure uma profissão que se encaixa a suas habilidades 
    Empresas de offshore preferem contratar funcionários experientes. Não necessariamente precisa ter embarcado, mas é importante que seja qualificado e tenha experiência na área que vai trabalhar. O tempo de experiência conta bastante nas chances de conseguir uma vaga. O guia de salários é um bom indicador para saber se vale a pena procurar sua profissão offshore.
  2. Obter qualificações e fazer cursos exigidos 
    Para poder embarcar em plataformas é necessário ter as qualificações para a função que vai realizar, além de cursos básicos para trabalhar offshore – tais como CBSP e HUET. Empresas de offshore favorecem quem já tem esses cursos no currículo.
  3. Possuir alto nível de conhecimento em inglês, visto que todas as empresas do setor operam internacionalmente e manuais e treinamentos são efetuados em inglês. 
  4. Adapte seu currículo ao cargo
    Para conseguir passar para o estágio de entrevista é necessário que seu currículo se destaque e chama a atenção do empregador. Para isso, deve estruturar um currículo focado para o cargo que está aplicando.
  5. Encontre empresas de offshore 
    Envie seu currículo para empresas de óleo e gás que atuam no setor offshore. É importante que monitore as vagas de emprego constantemente. Listamos a grande maioria destas aqui.
  6. Saiba como fazer uma boa entrevista
    A entrevista é onde o empregador decide se vai contratar ou não um funcionário. É importante se apresentar bem e estar preparado para qualquer pergunta que venham perguntar, principalmente sobre suas experiências anteriores.
  7. Encontre concursos públicos
    Uma outra forma de trabalhar em empresas offshore é através de concursos para empresas públicas, a Petrobras sendo a principal. Saiba como encontrar um concurso e como se preparar.

Veja a seguir as 5 empresas que estão com as portas abertas para novas contratações e conquiste o emprego dos seus sonhos

1 – Hidrovias do Brasil

A empresa marítima Hidrovias do Brasil está com 15 vagas para trabalhar embarcado no setor de petróleo e gás. Os requisitos para as vagas são experiência na função pretendida, formação técnica e/ou acadêmica e responsabilidade ambiental. Além disso, também é desejável morar na região norte do país e ter disponibilidade para viagens.

Os cargos disponíveis são de Comandante de Longo Curso, Eletricista Marítimo, Chefe de Máquinas, Oficial de Máquinas, Marinheiro de Convés, Condutor Mecânico, Oficial de Náutica, Contramestre, Moço de máquinas e Cozinheiro Marítimo.

2 – Estrutural

O Grupo Estrutural abriu processo seletivo para a contratação de novos profissionais, em caráter de urgência, para trabalhar com obras e montagens em plataformas de petróleo, tanto offshore quanto onshore.

Segundo instruções da empresa, dentre os critérios de seleção, os interessados devem possuir qualificação e experiência no ramo pretendido, além do curso de embarque. As vagas disponibilizadas são para caldeireiros, jatistas, eletricistas, mecânicos e pintores.

Para se cadastrar, você pode entrar em contato com a empresa através do site oficial na aba ‘Faça Parte’.

3 – Constellation

Outra empresa com vagas para trabalhar embarcado no Brasil, é a multinacional Constellation. As oportunidades de emprego no setor marítimo são para atuar no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro. As funções disponíveis para trabalhar embarcado são de Marinheiro de Convés e Marinheiro de Máquinas.

Para essas vagas, os profissionais devem possuir ensino médio completo, cursos específicos para a área e certificação de marinheiro, além de experiência na função. Além disso, a corporação também oferece oportunidades de estágio para as áreas de Administração, Engenharia e Comunicação.

Você pode cadastrar seu currículo na página oficial da Constellation na aba ‘trabalhe com a gente‘.

4 – Zarpa Crew

A Zarpa Crew, uma das empresas que mais contrata profissionais para trabalhar embarcado no país, anunciou novas vagas de emprego para as funções de Supervisor de Cargas, Chefe de Máquinas, SubChefe de Máquinas, Comandante CLC, Mestre de Cabotagem em Plataformas e Operador de Produção Offshore.

A companhia exige que os profissionais tenham experiência e cursos compatíveis com o cargo pretendido.

Para ter acesso a essas e outras vagas de emprego na Zarpa Crew, acesse a categoria ‘Oportunidades’ no site da empresa.

5 – Central do Trabalhador de Macaé (RJ)

Através da Central do Trabalhador de Macaé, é possível verificar as vagas de emprego disponíveis para atuar em Macaé, no interior do Rio de Janeiro — uma das cidades com maior concentração de empresas petrolíferas e de oportunidades offshores do país.

Dentre as vagas divulgadas pelo órgão, há diversas opções para trabalhar embarcado no Brasil. Atualmente estão abertas oportunidades para atuar nas funções de Comissário Bilíngue Offshore, Chefe de Cozinha, Encanador, Encarregado de Isolamento, Laminador, Projetista de Instrumentação e Projetista de Tubulação.

Para cadastrar seu currículo para as vagas acima ou buscar por novas oportunidades na cidade carioca, acesse o banco de vagas e currículos da prefeitura de Macaé.

Para trabalhar Offshore é mandatório possuir excelente nível de inglês. Você pode efetuar cursos rápidos de inglês em modalidade de imersão, para acelerar seu desenvolvimento e poder participar das contratações do próximo ano. Comece seu curso de inglês hoje e fique preparado para o mercado de trabalho.  

One Reply to “Dicas de Emprego – Plataformas de Petróleo e Gás Offshore”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s