Validar meu Diploma para trabalhar no exterior?

Se você terminou a graduação e tem o desejo trabalhar no exterior? Então saiba que o primeiro passo para fazer esse processo é buscar uma revalidação de diploma. Veja abaixo os principais passos para este processo.

O processo de revalidação de diploma

Quando você conclui um curso superior aqui no Brasil, o seu diploma é válido em todo o território nacional, mas isso não quer dizer que outros países vão reconhecê-lo. Na verdade, é necessário passar por um processo junto ao governo brasileiro e do local de destino para que isso ocorra e o trâmite leva tempo.

Os passos para a revalidação de diploma dividem-se, basicamente, em duas etapas principais. O primeiro é a tradução juramentada e o outro é o apostilamento da Haia. Dependendo do país para o qual você vá também pode ser preciso fazer um teste de proficiência da língua.

A tradução juramentada

A tradução depende do seu destino final, porém ela é solicitada pela maioria dos países que não sejam de língua portuguesa. Essa etapa não pode ser feita pelo seu amigo que é fluente em um determinado idioma, por exemplo. Ela é um processo legal e precisa ser realizada por profissionais específicos.

Os tradutores estão vinculados à junta comercial de cada estado. Então, é preciso entrar no site do governo e ver a lista de pessoas disponíveis para o serviço. Em geral, será preciso traduzir o diploma e o histórico acadêmico e isso deve ser feito antes de seguir para o tópico seguinte.

A Apostila da Haia 

A apostila nada mais é do que um certificado de autenticidade emitido pelo governo brasileiro para os documentos que você apresentar. Isso é feito em cartórios específicos, geralmente localizados nas capitais.

Essa etapa é realizada de forma imediata e funciona como um reconhecimento de firma. O carimbo dado pelo cartório não tem validade. Sendo assim, você pode usar o documento no momento em que precisar.

O apostilamento entrou vigor aqui no Brasil em 2016, facilitando toda a tramitação para a revalidação de diploma. O certificado vem da Convenção da Haia, um tratado internacional criado em 1961 sobre a legalização de documentos estrangeiros.

Dessa convenção fazem parte mais de 110 países e a lista completa pode ser conferida no site oficial do Conselho Nacional de Justiça.

Obtendo a validação no exterior

Depois de fazer a tradução e o apostilamento, você deve enviar os documentos para o país de destino. Essa etapa pode ser feita por meio do próprio cartório brasileiro e pode levar até seis meses para ficar pronta.

Caso você esteja indo para uma nação que não aderiu à Convenção da Haia será necessário seguir mais etapas para o processo de revalidação de diplomas. Cada passo deve ser conferido junto ao consulado ou embaixada dos países.

A prova de proficiência

Para exercer bem uma profissão fora do Brasil é necessário, antes de tudo, se fazer entender pela população do local. Por isso, a fluência no Inglês é algo essencial.

Sendo assim, quando você estiver fazendo o processo de revalidação de diploma pode ser necessário enviar um certificado de proficiência junto dos seus documentos.

Para construir uma carreira no exterior sem desperdiçar a formação acadêmica adquirida em território nacional é importante seguir todos os passos para a legalização de documentos. O processo tem vários detalhes e é demorado, mas vale a pena.

O inglês já não é mais um diferencial de mercado, é uma obrigação para todos os profissionais que desejam melhores posições. Investir em um bom curso de inglês lhe abrirá oportunidades e possibilidades com maior facilidade e maior frequência. Clique aqui e comece sua preparação hoje.

Precisa de mais dicas refente sua validação de certificado no exterior? Acompanhe os próximos post que colocaremos na semana que vem.

2 Replies to “Validar meu Diploma para trabalhar no exterior?”

  1. Muito boa suas dicas, preciso revalidar meu certificado de engenharia civil, mas não tinha nem ideia em como fazer isso!! obrigado!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s