Inglês na Engenharia? É obrigação e não diferencial!

Inglês na engenharia

Inglês nos Setores da Engenharia 

”Infelizmente, a graduação não prepara o estudante com disciplinas focadas no inglês. Estudamos sobre as propriedades dos materiais, sobre cálculos avançados e outras matérias relacionadas à engenharia, mas não avançamos o nosso conhecimento em nenhum outro idioma. Conheço muitas pessoas que perderam boas oportunidades por participarem de processos seletivos em que as entrevistas eram em inglês e não tinham conhecimento básico na língua”.

O mercado de trabalho na área de engenharia está se expandindo cada vez mais fazendo-se necessário manter as relações internacionais no desempenho e desenvolvimento de novas técnicas.
Para atuar em setores cada vez mais globalizados, é preciso que o profissional de Engenharia seja capaz de se comunicar em inglês. O idioma está deixando de ser um diferencial e se tornando um pré-requisito buscado pelas empresas. Colocamos aqui alguns dos principais pontos sobre a importância do inglês na engenharia. 

O inglês permite que o profissional de Engenharia possa:

1- Reportar resultados referentes ao andamento do projeto de uma usina hidroelétrica financiada com investimentos estrangeiros.

2- Atender às demandas de empresas que almejam que seus profissionais tenham condições de buscar no exterior novas tecnologias.

3- Compreender as diversas culturas do exterior, agregando conhecimento e desenvolvendo novas ideias.

4- Buscar oportunidades de emprego até mesmo fora do país.

O inglês na Engenharia é muito mais do que apenas ler manuais. Há uma série de termos técnicos essenciais que este profissional pode aprender em um curso de Inglês para Engenheiros.

5- Buscar informações de referencia para execução de projetos em publicações internacionais especializadas.  

Mercado de Trabalha esta rejeitando Engenheiros sem Inglês

A formação técnica do engenheiro está cada vez mais dependente da língua inglesa. Durante os cursos de graduação, compreender textos escritos em inglês faz a diferença para ter acesso a livros e artigos publicados fora do país, e que agregam conhecimento ao universo acadêmico. Para quem tem a pretensão de fazer mestrado e doutorado, o idioma se torna ainda mais indispensável.

Falar inglês está se tornando necessidade básica para engenheiros e arquitetos

Já no âmbito do mercado de trabalho, a língua estrangeira tornou-se imprescindível. Em boa parte das empresas, o domínio da língua inglesa não é mais visto como um plus curricular, mas uma obrigação do candidato. Alemão e espanhol, sim, são aceitos como uma diferenciação para quem busca vaga no mercado de trabalho.

No caso da engenharia civil e da arquitetura, a interação cada vez mais intensa com projetos elaborados por escritórios fora do país, além da perspectiva de que construtoras estrangeiras possam vir a atuar com mais intensidade no Brasil, mostra que não se restringir à língua portuguesa é importante.

Por essas novas nuances do mercado, deter conhecimento do que se convencionou chamar de “inglês técnico” – aptidão para entender termos restritos à área de atuação – já não é mais suficiente. A exigência, agora, está na conversação, o que, segundo headhunters, é a maior dificuldade dos profissionais brasileiros.

Estudo da Talenses – grupo especializado em recrutamento e consultoria – revela que, mesmo que os candidatos sejam capazes de compreender textos em inglês, apresentam defasagens quando precisam conversar na língua. Principalmente nas áreas comercial, de TI (Tecnologia da Informação) e de engenharia.

Ter o Inglês fluente não é um diferencial na engenharia é uma obrigação. Inicie hoje seu curso de Inglês com enfase em engenharia.

Em breve maiores informações sobre o setor de engenharia incluindo vagas de emprego no mercado brasileiro e estrangeiro serão publicadas.

#engenheiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s